Cerca de 95 mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná têm direito à isenção da taxa de inscrição de R$ 85 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A solicitação deve ser feita pela internet, das 10h do dia 1º de abril até as 23h59 do dia 10 abril, pela página enem.inep.gov.br/participante
Têm direito à isenção estudantes que estão concluindo o Ensino Médio neste ano, de acordo com as regras do edital. Isto inclui o Ensino Médio regular, a educação profissionalizante na modalidade integrada, e o curso de Formação de Docentes.
O edital do Enem 2019 foi publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União e pode ser consultado AQUI.
Ao solicitar a isenção, os estudantes devem informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, endereço de e-mail, e número de telefone fixo e/ou de telefone celular. O resultado da solicitação será divulgado a partir de 17 de abril, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame. Caso a isenção seja negada, os participantes podem solicitar recurso da decisão.
INSCRIÇÃO – As inscrições para o Enem serão realizadas na mesma página, de 6 a 17 de maio, e devem ser feitas mesmo por quem está isento da taxa de inscrição. Os exames serão aplicados em dois domingos diferentes, em 3 e 10 de novembro.
RESULTADOS – A finalidade do Exame Nacional do Ensino Médio é avaliar o desempenho de estudantes na última série do ensino médio, mas ele é aberto para participação de qualquer pessoa interessada.
O resultado do Enem é utilizado em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para instituições públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) de bolsas para instituições particulares e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), também para particulares.