O aplicativo “153 Cidadão” tem gerado bons resultados em sua aplicabilidade: Na madrugada do dia 31 de março para o dia 1 de abril, Telma Costa, moradora do bairro Cidade Jardim, acionou a Guarda Municipal de São José dos Pinhais por meio do aplicativo “153 Cidadão”. Uma das vantagens que a Telma encontrou pelo aplicativo foi a acessibilidade: ela é surda, e seu amigo, Vanderson Machado, que estava precisando de atendimento médico, também.
Na ocasião, Vanderson, morador do bairro São Marcos, estava visitando a casa de Telma, e acabou passando mal. Telma acionou a Guarda Municipal de São José dos Pinhais por meio do aplicativo. Em aproximadamente dez minutos, a viatura chegou, prestando atendimento, e posteriormente, acionando também o SAMU.
De acordo com o Guarda Municipal Teixeira, que recebeu a solicitação, o aplicativo pode ser utilizado por todos. “É uma maneira a mais de pedir ajuda. Em uma situação como essa, que é inviável da pessoa falar, explicar o que está acontecendo, ela consegue digitar e mandar via aplicativo. Essas situações chegam para a gente, e daremos o atendimento da mesma maneira do que se ligassem no 153. Uma ferramenta a mais para a segurança do nosso município”, contou.
O GM Marcussi, que também acompanhou a situação, explicou que Telma sinalizou que alguém estava passando mal, e logo após entender o ocorrido, acionaram o SAMU. “Fizemos o contato com o SAMU, que chegou rapidamente e realizou o atendimento. O aplicativo é muito bom nessas situações, a pessoa recebe o atendimento de prontidão”, enfatizou.
Vanderson Machado, que recebeu o atendimento, ressaltou que o aplicativo foi excelente para resolver a situação que estava passando. “O surdo não consegue ligar. Esse aplicativo veio para ajudar na questão da comunicação. Mandamos a mensagem, eles vieram e ajudaram”.
O aplicativo 153 Cidadão pode ser baixado pelo Apple Store, para sistemas iOS e Play Store, para Android. Nele, o munícipe pode acionar a Guarda, conversar via chat, visualizar telefones úteis, além de receber notícias sobre a segurança pública.
Curso de Libras para servidores municipais
Ciente da importância da inclusão em todos os ambientes, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial/Escola Municipal de Educação Básica Professora Ilza de Santos E.I.E.F. na modalidade de Educação Especial Bilíngue para Surdos ofertará 40 vagas para curso de Libras, no período noturno, direcionado exclusivamente aos servidores municipais. Interessados entrar em contato pelo telefone (41) 3381-5841 até o dia 05/04/2019. Após o levantamento de interessados, as turmas serão formadas para o início do curso em data a ser definida.